25/04/2007
MS libera mais de R$1 milhão para UTI’s e UCI’s de Alagoas

Gazetaweb
O Ministério da Saúde (MS) liberou R$ 1.083.136,32 para o financiamento anual de nove leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) e 21 de Cuidados Intermediários (UCI’s) neonatais.

A garantia de recursos é fruto das negociações do secretário de Estado da Saúde, André Valente, e faz parte da proposta de estruturação da rede de saúde que presta atendimento aos recém-nascidos de alto risco em todo o Estado de Alagoas.

A Justiça Federal, por meio do juiz titular da 2ª Vara, Sérgio José Wanderley de Mendonça, havia determinado, no início deste mês, 10 medidas para evitar novos óbitos neonatais em Alagoas, entre os quais que o Estado implante mais 21 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) num prazo de 90 dias, credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e toda a medicação necessária à sobrevivência do recém-nascido e da parturiente, inclusive o surfactante.

A decisão atendeu ação civil pública, com pedido de antecipação de tutela, proposta pelos Ministérios Público Federal e Estadual.
(Ascom da JFAL)