15/05/2007

Comissão investiga morte de 16 prematuros na Bahia

Bebês morreram na UTI neonatal de unidade de saúde nos últimos 45 dias.
Suspeita é de que um bebê com quadro de infecção grave teria contaminado a UTI.

Uma comissão formada por integrantes dos governos do estado da Bahia e da cidade de Feira de Santana visitou, no início da tarde desta terça-feira (15), o Hospital da Mulher, onde 16 bebês prematuros morreram nos últimos 45 dias. As crianças estavam na UTI neonatal da unidade de saúde.

No início do dia, o hospital havia informado que 17 prematuros haviam morrido, mas o número foi corrigido pela própria instituição. Segundo a diretoria, a causa dos óbitos ainda é desconhecida.

A suspeita é de que um bebê com quadro de infecção grave teria passado pelo hospital e contaminado a Unidade de Terapia Intensiva.

O Hospital da Mulher é considerado uma referência no atendimento a gestantes no estado. Todos os meses, são realizados cerca de 600 partos no local.

A diretoria informou que o número de mortes é duas vezes maior do que o aceitável para a rotina da instituição. "Nós temos informações clínicas, de prontuários e estamos na fase de coleta de material para saber a causa exata dos óbitos", diz o diretor da unidade, Joaquim Brandão.