UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DA UTI CONTADA EM FILME

Dr. Blalock e Dr.Thomas

"Quase Deuses" - Homenagem aos Drs Blalock, Dr Thomas e Dra Helen.

Pioneiros da cirurgia cardíaca e estudo do choque hipovolêmico

 Um jovem negro dos EUA desafiou a ciência, demonstrando sua habilidade para cirurgia no maior Hospital dos Estados Unidos, o conceituado Hospital de Hopkins. Na época do criador da primeira UTI no mundo, o neurocirugião Walter Dandy, havia um médico chamado Alfred Blalock que também desafiava a Medicina e iniciou suas pesquisas que foram fundamentais para a descoberta da fisiopatologia do choque hipovolêmico, antes tratado tão somente com drogas vasoativas. Desde dos primórdios das suas pesquisas, destacava-se o jovem Vivien Thomas, técnico de laboratório que desenvolveu o primeiro procedimento invasivo de anastomose em cirurgia cardíaca em conjunto com o conceituado médico. Blalock destacou-se no campo do estudo do choque e no primeiro tratamento cirúrgico para tetralogia de Fallot ( Baby Blue ). Auxiliado através do seu técnico, a cirurgia foi considerada de alto risco e auxiliada por profissional não médico e negro, fato duplamente discriminatório para época. Thomas, jovem negro que sempre sonhou em ser médico, não levou o mérito das suas pesquisas, mas o destino não lhe foi cruel, a Dra Helen Taussig que participou incialmente na pesquisa reconheceu a importância de Thomas, técnico que sofreu a discriminação e o não reconhecimento. Seu conhecimento, domínio da técnica cirúrgica e dedicação para o ensino dos médicos cirurgiões lhe rendeu o recebimento do Título Honoris Causa da Faculdade de Medicina de Johns Hopkins, tornando-se o Doutor Vivien Thomas ( Dr. Thomas ), recebendo a homenagem do Hospital que lhe fez entrar pelos fundos em virtude da sua condição social e cor, hoje mantendo no seu corredor sua foto ao lado dos mais ilustres médicos americanos.

Dr. Blalock - 1944 ( efetua procedimento cirúrgico )

Dr. Blalock

 

a

Vivian Thomas - Técnico de Laboratório, torna-se Doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina de John Hopkins, concretizando seu sonho de juventude que a pobreza, condição social e cor, interromperam num país vivido na época pelo flagelo do racismo.

Dra Helen Taussig, cirurgiã pediátrica, partcipou ativamente na pesquisa do tratamento cirúrgico da tetralogia de Fallot. Coordena a entrega do Título de Doutor ao Sr. Thomas