PARANÁ | SAÚDE 30/03/2007 - 08h38
Cascavel vai ganhar 30 novas vagas de UTI, número ainda insuficiente para atender os pacientes
por GAZETA DO POVO ONLINE

Os moradores de Cascavel, no Oeste do estado, vão ganhar 30 novas vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que vai melhorar um pouco a situação de saúde no município, mas não vai resolver o problema de falta de leitos. Segundo reportagem do telejornal Bom Dia Paraná, Cascavel precisaria de mais um hospital para conseguir atender toda a demanda.

Vídeo:
RPC TV
RPC TV / Vídeo:
 

Falta de leitos obriga vários pacientes a receberem atendimento nos corredores dos hospitais

As 350 vagas oferecidas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão longe de suprirem a necessidade. O governo do estado anunciou para os próximos dias a abertura de 30 novas vagas no Hospital Universitário (HU), mas a medida ainda não soluciona o problema de falta de leitos.

“Nunca é suficiente, talvez dobrando a capacidade do hospital ainda não seja suficiente. O normal para nós é uma demanda sempre acima da capacidade”, afirmou o diretor do HU, Alberto Pompeu.

De acordo com a Regional de Saúde de Cascavel, seriam necessárias pelos menos 149 vagas de UTI na cidade e nos municípios próximos. No entanto, hoje existem somente 87.

“A gente já tem o espaço físico, o hospital Santa Catarina, adequado pelo sistema e aprovado pela vigilância. Agora falta os equipamentos, se conseguirmos os equipamentos, teremos mais 10 vagas ali dentro”, afirmou o diretor da Regional de Saúde, Luiz Tomazetto.

Segundo a reportagem do telejornal, uma das pessoas que esperava uma vaga na UTI acabou morrendo.