Pacientes de
outros Estados e Municípios lotam leitos de UTI do Pronto Socorro
24Horas News
Uma das responsáveis pela falta de vagas nos leitos de
Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) no Hospital e
Pronto-socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) é a grande demanda de
pacientes que vêm de outros Estados - como Rondônia e Acre - e
também daqueles municípios do interior de Mato Grosso. Hoje, cerca
de 90% das vagas são ocupadas por esses pacientes. De acordo com o
superintendente do HPSMC, o médico Fernando Luiz de Carvalho, o
pronto-socorro é referência em Mato Grosso e outros Estados não
ofertam profissionais especializados.
Por isso, muitos deles acabam vindo desses locais para se
tratar na rede de Saúde em Cuiabá. Na avaliação do
superintendente, se por um lado isso demonstra a qualidade da
saúde pública no município, por outro, o atendimento local às
vezes fica prejudicado por causa da demanda externa. “O
Pronto-socorro tem estrutura para atender Cuiabá e mais 12
municípios da baixada cuiabana. Com essa demanda toda, de
pacientes de outros Estados, o atendimento às vezes fica
prejudicado”, explicou ele.
Uma das alternativas para melhorar a estrutura do hospital,
já que não é possível negar o atendimento aos pacientes de outros
Estados e municípios, será o QualiSUS, do Ministério da Saúde. O
projeto vai destinar R$ 8 milhões para serem investidos na saúde
em Cuiabá, em 2006. Para ampliar esse valor, a Prefeitura de
Cuiabá entrará com uma contrapartida de R$ 800 mil. Desse total de
recursos, R$ 4,2 milhões serão investidos na reforma e recuperação
das unidades de saúde enquanto que R$ 594 mil, na ampliação dessas
unidades.
Para compra de equipamentos e materiais permanentes serão
destinados R$ 3,9 milhões. O Pronto-socorro atende atualmente uma
média de 18 mil pessoas por mês. Desse total, quase 12% são
pacientes de outros Estados e municípios do interior. Essa
sobrecarga poderá ser absorvida pelas policlínicas com a aquisição
dos novos equipamentos e, conseqüentemente, com a implantação dos
serviços de urgência e emergência. Esses pacientes chegam em
Cuiabá por meio de encaminhamentos médicos e realizam todos os
procedimentos necessários como exames e cirurgias de média e alta
complexidade, o que onera o município.
ATENDIMENTO - Mesmo assim, segundo o superintendente, ninguém
deixa de ser atendido. “Aqui, temos atendimento 24 horas e uma das
causas na demora em alguns procedimentos é a quantidade de pessoas
que precisamos atender. Ninguém vai deixar de ser atendido, mas
devido à sobrecarga de serviços atendemos numa ordem de
prioridades. Por isso, é necessário contar com a paciência dos
pacientes”, disse o médico Fernando Luiz.
MELHORIA - O HPSMC passou por várias mudanças no ano de 2005
com o propósito de melhorar a qualidade do atendimento, buscando a
satisfação do usuário do SUS e o estímulo aos profissionais
daquela unidade de saúde. Primeiro foi a implantação da
pré-consulta que é uma espécie de triagem no pronto-socorro, onde
são detectados os casos de urgência e emergência. O hospital ainda
ganhou mais 10 leitos na UTI pediátrica, sendo cinco neopediátrica
e cinco pediátrica, passando a ser referência do Estado.
Foram contratados quatro fonoaudiólogos e médicos
oftalmologistas especialidades sem cobertura profissional no HPSMC.
A fisioterapia também está melhor. Hoje, são 29 profissionais. Foi
criada a UTI semi-intensiva que tem a finalidade de atender o
paciente com risco eminente de morte. Foram contratados novos
médicos especialistas na área de urologia (aparelho urinário),
hematologia (sangue), pneumologia (pulmões) adulto e infantil e
nefropediatria.
Novas cadeiras de suave encosto para acompanhante e para
paciente que precisam tomar medicação foram instaladas. Além de
serem reclináveis, elas são muito confortáveis e dão mais
segurança aos pacientes. Uma UTI móvel também foi adquirida para
fazer o atendimento 24 horas no hospital.
|