22/09/2005

Filme "Doutores da Alegria" mostra o trabalho dos palhaços que visitam crianças em hospitais

Da Redação Site  UOL

Nesta sexta (23), chega aos cinemas o documentário "Doutores da Alegria". Dirigido por Mara Mourão, o filme mostra um grupo de palhaços brasileiros que se denominam "besteirologistas" e visitam crianças hospitalizadas há 14 anos.

Para realizar as gravações, as câmeras foram cobertas por bichos de pelúcia e os cinegrafistas se vestiram como palhaços. As crianças viam a equipe como parte integrante do grupo de artistas e nem lembravam que estavam sendo filmadas.

Mara registrou as palhaçadas nos quartos e corredores do hospital e gravou também um monte de depoimentos de vários palhaços do grupo. Eles contam como surgiu a idéia dos Doutores da Alegria e como é o trabalho com a criança que está doente - que acaba afetando também médicos, enfermeiros e parentes. Algumas histórias são alegres e outras são tristes.

Quando mostra os palhaços em ação, o filme tem momentos bem engraçados, mas a garotada pode achar os depoimentos um pouco longos e "adultos" demais. Por isso, Wellington Nogueira, fundador do grupo, acha que o documentário é mais apropriado para crianças mais velhas.

Mesmo assim, se você for ver "Doutores da Alegria", leve seus pais e faça uma força para prestar atenção na falação e ficar por dentro do trabalho deles. Quanto mais gente conhecer e apoiar estes palhaços, mais garantia as crianças doentes têm de receber sua "dose semanal de besteiras".

Além disso, parte da renda arrecadada com o filme vai para o grupo. Esta é uma ótima notícia para as crianças que estão internadas nos hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, onde os besteirologistas atuam