Site HOSPITALAR 2006 - www.hospitalar.com.br
14.06.06

Hospitalar apresenta os melhores resultados da tecnologia,
gestão, educação e talentos pessoais aplicados à Saúd
e

Dra. Waleska Santos

A fundadora e presidente da Hospitalar, Dra. Waleska Santos, fala sobre o desafio de organizar, renovar e manter a liderança do evento como a maior feira de saúde da América Latina.

P - Já consolidada como o maior evento de saúde da América Latina, a Hospitalar apresenta, a cada ano, uma feira diferente e melhor. Como é que a Hospitalar 2006 consegue reinventar-se a cada edição e surpreender o mercado de saúde?
R - Este é o resultado de um trabalho contínuo, durante os 365 dias do ano. Nosso grupo de trabalho está permanentemente atento aos movimentos econômicos, políticos, sociais e culturais que acontecem no âmbito da saúde local e mundial. E o resultado disso é a ampliação e melhoria dos serviços oferecidos aos nossos expositores, visitantes profissionais e ao mercado da saúde. Nosso lema é buscar sempre a excelência. Temos os melhores profissionais do mercado para cada segmento de nosso trabalho. Investimos em conhecimento, atualização e execução de todas as etapas de nossos projetos. Relacionamento setorial em nível mundial é nossa expertise. Cada edição da feira é um desafio à nossa própria superação. Mas creio que o principal "combustível" deste sucesso são o entusiasmo e paixão pelo que fazemos: promoção comercial e de relacionamentos em todos os setores em que atuamos. Somos aglutinadores de talentos.

 

P - A Hospitalar mostra hoje o melhor da indústria fornecedora mundial. Qual tem sido a contribuição da feira ao crescimento do indústria fornecedora brasileira ?
R – Na última década, a Hospitalar foi agente direto e fundamental para alavancar a indústria médico-hospitalar brasileira. Ao promover a Hospitalar e o Brasil, através de ações diretas em eventos internacionais e em todas as mais importantes publicações do mundo, atraímos para o país os melhores fornecedores da indústria mundial. Esta aproximação rapidamente proporcionou à indústria local trocas de tecnologia e acordos de joint-venture, com benefícios exponenciais. Simultaneamente, esta junção potencializou o interesse internacional dos importadores, que hoje chegam a representar mais de 50 países na feira. O resultado se reflete também no crescimento das exportações do setor, que atingiram US$ 398,5 milhões em 2005.

P - E o que faz da Hospitalar um atrativo tão forte para as empresas estrangeiras ?
R – O grande atrativo é o mercado de 500 milhões de habitantes na América Latina, fortemente dependente da importação de produtos estrangeiros e em plena ascenção econômica. Nestes países, os investimentos governamentais em saúde são prioritários para os planos de desenvolvimento social. Além disso, trata-se também de um mercado privado e consumidor de medicina de primeiro mundo.

P - E para os importadores, que vêm de mais de 50 países?
R – Entre os inúmeros fatores que atraem os importadores para a Hospitalar, destaco a imensa gama de produtos, equipamentos e serviços ofertados por empresas de mais de 30 países. Em apenas quatro dias é possível ver aqui o melhor da saúde mundial, conhecer novos fornecedores e de com isso negociar melhores condições de compra e benefícios pós-venda. Os expositores fazerem da Hospitalar a plataforma mundial de seus lançamentos no primeiro semestre do ano, contrapondo-se à MEDICA, a maior feira especializada do mundo, que acontece na Alemanha, em novembro.
 

P- Mais uma vez a Hospitalar bate recorde em eventos simultâneos à feira. Qual é a proposta da Semana Internacional da Saúde e como ela pode influenciar os tomadores de decisão na área de saúde do país?
R - A Semana Internacional da Saúde é um movimento que envolve todos os setores da saúde em torno de uma proposta de atualização com as novas tendências de gerenciamento e condução das práticas de saúde. Reúne administradores de hospitais e clínicas, médicos, enfermeiros, dentistas, empresários do setor médico-odontológico, lideranças setoriais, representantes de organismos públicos e privados do setor de saúde no Brasil e Exterior, pensadores do setor de saúde e representantes de governo. E a Hospitalar é o palco para a realização desses eventos, discutindo os novos rumos de gestão de políticas de saúde para o país.