P - Já consolidada como o maior evento de saúde da
América Latina, a Hospitalar apresenta, a cada ano, uma feira diferente e
melhor. Como é que a Hospitalar 2006 consegue reinventar-se a cada edição e
surpreender o mercado de saúde?
R - Este é o resultado de um trabalho contínuo, durante os 365 dias do ano.
Nosso grupo de trabalho está permanentemente atento aos movimentos
econômicos, políticos, sociais e culturais que acontecem no âmbito da saúde
local e mundial. E o resultado disso é a ampliação e melhoria dos serviços
oferecidos aos nossos expositores, visitantes profissionais e ao mercado da
saúde. Nosso lema é buscar sempre a excelência. Temos os melhores
profissionais do mercado para cada segmento de nosso trabalho. Investimos em
conhecimento, atualização e execução de todas as etapas de nossos projetos.
Relacionamento setorial em nível mundial é nossa expertise. Cada edição da
feira é um desafio à nossa própria superação. Mas creio que o principal
"combustível" deste sucesso são o entusiasmo e paixão pelo que fazemos:
promoção comercial e de relacionamentos em todos os setores em que atuamos.
Somos aglutinadores de talentos.
P - A Hospitalar mostra hoje o melhor da indústria
fornecedora mundial. Qual tem sido a contribuição da feira ao crescimento do
indústria fornecedora brasileira ?
R – Na última década, a Hospitalar foi agente direto e fundamental para
alavancar a indústria médico-hospitalar brasileira. Ao promover a Hospitalar
e o Brasil, através de ações diretas em eventos internacionais e em todas as
mais importantes publicações do mundo, atraímos para o país os melhores
fornecedores da indústria mundial. Esta aproximação rapidamente proporcionou
à indústria local trocas de tecnologia e acordos de joint-venture, com
benefícios exponenciais. Simultaneamente, esta junção potencializou o
interesse internacional dos importadores, que hoje chegam a representar mais
de 50 países na feira. O resultado se reflete também no crescimento das
exportações do setor, que atingiram US$ 398,5 milhões em 2005.
P - E o que faz da Hospitalar um atrativo tão
forte para as empresas estrangeiras ?
R – O grande atrativo é o mercado de 500 milhões de habitantes na América
Latina, fortemente dependente da importação de produtos estrangeiros e em
plena ascenção econômica. Nestes países, os investimentos governamentais em
saúde são prioritários para os planos de desenvolvimento social. Além disso,
trata-se também de um mercado privado e consumidor de medicina de primeiro
mundo.
P - E para os importadores, que vêm de mais de 50
países?
R – Entre os inúmeros fatores que atraem os importadores para a Hospitalar,
destaco a imensa gama de produtos, equipamentos e serviços ofertados por
empresas de mais de 30 países. Em apenas quatro dias é possível ver aqui o
melhor da saúde mundial, conhecer novos fornecedores e de com isso negociar
melhores condições de compra e benefícios pós-venda. Os expositores fazerem
da Hospitalar a plataforma mundial de seus lançamentos no primeiro semestre
do ano, contrapondo-se à MEDICA, a maior feira especializada do mundo, que
acontece na Alemanha, em novembro.
P- Mais uma vez a Hospitalar bate recorde em
eventos simultâneos à feira. Qual é a proposta da Semana Internacional da
Saúde e como ela pode influenciar os tomadores de decisão na área de saúde
do país?
R - A Semana Internacional da Saúde é um movimento que envolve todos os
setores da saúde em torno de uma proposta de atualização com as novas
tendências de gerenciamento e condução das práticas de saúde. Reúne
administradores de hospitais e clínicas, médicos, enfermeiros, dentistas,
empresários do setor médico-odontológico, lideranças setoriais,
representantes de organismos públicos e privados do setor de saúde no Brasil
e Exterior, pensadores do setor de saúde e representantes de governo. E a
Hospitalar é o palco para a realização desses eventos, discutindo os novos
rumos de gestão de políticas de saúde para o país.