12/02/2007 - 18:49
Ministério da Saúde habilita mais 18 leitos de UTI
 

Já estão funcionando mais 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) liberados pelo Ministério da Saúde (MS) no final do ano passado para hospitais e unidades de saúde que funcionam em João Pessoa.

A solicitação feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ocorreu em virtude do défict desse tipo de leitos nos hospitais da cidade e foram habilitados através da Portaria Ministerial nº. 2610, sendo regulados pela Central de Leitos Municipal para atender solicitações dos hospitais credenciados ao SUS no tratamento intensivo de neonatos, crianças e adultos.

Com o acréscimo desse quantitativo a cidade passou a disponibilizar 124 leitos nos seus equipamentos de saúde. No início de 2005, o município dispunha de 94 leitos de terapia intensiva. Frente aos problemas nesse setor, há dois anos a secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, formalizou contratos emergenciais com o Hospital Samaritano e o AMIP para a disponibilização de oito leitos, respectivamente quatro adultos e quatro infantis.

Parceria – “Além disso, fizemos uma parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley e contratamos profissionais para o funcionamento de dez leitos de UTI naquela unidade”, explicou a secretária, acrescentando que por falta de previsão orçamentária, o HU não pôde arcar com o custeio dos profissionais intensivistas, sendo este valor pago pela SMS, com o custo de quase R$ 45 mil por mês.

Roseana Meira esclareceu que a partir da solicitação feita pela SMS, o MS avaliou a cobertura da demanda encaminhada à Central de Leitos do município, que é responsável pela regulação de leitos de internações gerais e de UTI através do Sistema de Regulação (Sisreg). Constatada a insuficiência do quantitativo de leitos de UTI, o MS efetuou a habilitação para as seguintes unidades: sete adultos no Hospital Laureano; cinco neonatais na Maternidade Frei Damião; quatro infantis no AMIP e duas adultas no Hospital da Unimed.

Distribuição – O pleno funcionamento desses leitos está ocorrendo neste mês de fevereiro. Em abril de 2005, o MS já havia liberado o funcionamento de dois leitos de UTI no Memorial São Francisco, prioritariamente para suporte dos usuários transplantados. Os 124 leitos de terapia intensiva estão dispostos da seguinte forma: 79 adultos, 20 infantis e 25 neonatais, o que representa um aumento na proporção em relação ao número de leitos gerais de 4,18% para 5,4%.

“Apesar de termos adquirido um aumento considerável de leitos, ainda assim é insuficiente pela demanda apresentada no Estado, tendo em vista que 50% dos usuários que receberam tratamento intensivo são oriundos de outros municípios, referenciados ou não”, disse a diretora de Regulação, Mércia Maria dos Santos, informando que em virtude do caráter emergencial desse tipo de internação, o município deve atender a todos os usuários independente da disponibilidade ou não de recurso para custeio.

Os municípios mais freqüentes na utilização desses leitos são os da região metropolitana e adjacências, como Mamanguape, Sapé e Guarabira, que somados ao município de João Pessoa totalizam 71,53% de utilização dos leitos de UTI existentes na Capital. A Direção da Regulação do município de João Pessoa informa que o custo médio mensal com leitos de UTI é de R$ 407.677,78.

Fonte: Secretaria de Comunicação da PMJ