04/04/2007 - Gazetaweb
MACEIÓ: Hélvio Auto abre UTI para pacientes da Emergência


A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Hélvio Auto começa a receber, ainda na nesta quarta-feira pacientes da Unidade de Emergência de Maceió. A decisão foi anunciada no início da tarde, depois de uma reunião entre o secretário de Estado da Saúde, André Valente, e o reitor da Universidade de Ciências da Saúde, André Falcão. Participaram do encontro, diretores dos hospitais da Uncisal, pró-reitores e o diretor de Atenção Especializada em Programas Estratégicos da Secretaria da Saúde, César Lira.

O abastecimento do Hospital Hélvio Auto com medicamentos e correlatos, para fazer face ao aumento de demanda por atendimento, foi uma das preocupações colocadas durante o encontro. O secretário André Valente informou que a Unidade de Emergência está abastecida e que não faltará medicamento e nem material de consumo no Hospital Hélvio Auto para atender os pacientes da UE.

“Caso o estoque no Hélvio Auto acabe, a Unidade de Emergência enviará, de imediato, os medicamentos e correlatos que forem necessários”, assegurou Valente. De acordo com o secretário, a determinação do governador Teotonio Vilela foi de que a UTI do Hospital Hélvio Auto fosse colocada em funcionamento com as condições necessárias para assistir adequadamente os pacientes.

Leitos do SUS – Além da UTI do Hospital Hélvio Auto, a Secretaria da Saúde fez um levantamento do número de leitos disponíveis para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na rede conveniada, para que seja feita a transferência dos pacientes que necessitarem de internamento. O objetivo é evitar a superlotação na Unidade de Emergência.

André Valente anunciou, ainda, que buscará leitos para internação de pacientes nos hospitais de Arapiraca, para fazer a transferência dos doentes do interior que precisem permanecer internados, mas que possam ser removidos após o atendimento de urgência. Essas medidas, somada à compra de leitos na rede privada, caso haja necessidade, deverão garantir a tranqüilidade do funcionamento da Unidade de Emergência, durante o feriadão da Semana Santa.

Plantonistas – Um outro assunto que vinha preocupando o secretário André Valente e o diretor de Urgência e Emergência, Herbert Motta, era o fechamento das escalas de plantão durante o feriado. Nos ambulatórios 24 horas (os antigos minipronto- socorros) muitos turnos são cobertos por médicos que fazem plantões extras e recebem por empenho.

Com as folhas de novembro e dezembro de 2006 e janeiro e fevereiro deste ano atrasadas, os médicos não estavam querendo trabalhar e os diretores das unidades não conseguiam fechar as escalas de plantão. Com o anúncio do pagamento das folhas em atraso, feito na tgerça-feira, pelo secretário André Valente, durante reunião na Sociedade de Medicina, os médicos aceitaram entrar nas escalas e vão manter o funcionamento das unidades de saúde durante do feriadão. As escalas da Unidade de Emergência e UTI do Hospital Hélvio Auto também estão completas.

O secretário André Valente disse que, além das medidas emergenciais visando a garantia de atendimento durante o feriadão, a Secretaria da Saúde está empenhada na reestruturação de toda a rede de atendimento no Estado.

(Agência Alagoas)