São Luís

08/04/2007 - 08:03h

Secretarias vão assinar termo de ajustamento de conduta sobre UTI''s

SÃO LUÍS - Depois de várias denúncias sobre problemas no atendimento de crianças e a falta de UTI´s neonatais nos hospitais de São Luís, a Defensoria Pública do Estado anuncia que vai definir um termo de ajustamento de conduta para as Secretarias de Saúde do Município e do Estado.

O relatório foi apresentado pela Defensoria Pública do Estado. O documento denuncia a falta de atendimento a crianças nos hospitais públicos da Capital. No diagnóstico feito durante a reunião foi apresentado o número de leitos e UTI’s neonatal em São Luis.

Na Maternidade Marly Sarney existe 20 leitos. Na maternidade Benedito Leite são 10 leitos na UTI neonatal. No hospital Juvêncio Matos, os 8 leitos da UTI estão fechados desde 2002.

A Defensoria Pública cobrou ações das Secretarias de Saúde do Município e Estado para melhorar o atendimento no setor de Pediatria dos hospitais. Para isso vai ser definido um termo de ajustamento de conduta.

No hospital Materno Infantil - mantido com verbas federais e uma ajuda do Estado - existem 20 leitos na UTI neonatal, mas no hospital conseguir vaga é um desafio que pode levar horas e até um dia inteiro.