OSWALDO CRUZ

O Dia Nacional da Saúde é uma homenagem a Oswaldo Cruz, grande sanitarista, preocupou-se com todas as classes sociais, 05 de agosto, data do seu nascimento.

Osvaldo Gonçalves Cruz   (São Luís do Paraitinga, 5 de agosto de 1872 — Petrópolis , 11 de fevereiro de 1917) foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro.

Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos , no Rio de Janeiro , transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.

Biografia

Filho de cariocas, nasceu no interior de São Paulo. Aos 5 anos de idade acompanhou a família em seu retorno ao Rio de Janeiro. Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887, formando-se em 1892 . Em 1896 , estagiou no Instituto Pasteur , em Paris , onde foi discípulo de Émile Roux, seu diretor na época. Voltou ao Brasil em 1899 e organizou o combate ao surto de peste bubônica registrado em Santos (SP) e em outras cidades portuárias brasileiras. Demonstrou que a epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado. Como a importação era demorada à época, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo.

 

Foi então criado o Instituto Soroterápico Federal -1900, cuja direção assumiu em 1902. Diretor-geral da Saúde Pública 1903, coordenou as campanhas de erradicação da febre amar e lada variola, no Rio de Janeiro. Organizou os batalhões de "mata-mosquitos", encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores. Convenceu o presidente Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória, o que provocou a rebelião de populares e da Escola Militar - 1904, contra o que consideram uma invasão de suas casas e uma vacinação forçada, o que ficou conhecido como Revolta da Vacina.

Premiado no Congresso Internacional de Higiene e Demografia, realizado em Be, deixou a Berlim 1907aúde Pública 1909.

Dirigiu a campanha de erradicação da febre amarela em Belém do Pará e estudou as condições sanitárias do vale do rio Amazonas e da região onde seria construída a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em 1916, ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, assumiu a prefeitura de Petrópolis. Doente, faleceu um ano depois, não tendo completado o seu mandato. ( Fonte: Wiki )

 

Casa onde nasceu.

Quando Jovem.

Com amigo.

 

Foto Oficial.

 

Em seu trabalho.

Sua última foto.

Seu Instituto - Manguinhos.

 

Manguinhos - pronto - RJ

Homenagem - Cédula de 50 Cruzados.

Carta escrita pro Oswaldo Cruz.

 

Link Relacionado:   http://orbita.starmedia.com/~vithorhp/oswaldocruz.htm