Wilhelm Conrad Roentgen ( 1845 – 1923 ): físico da universidade de Wurzburg, Alemanha descobriu uma nova forma de radiação em novembro de 1895. Esta radiação foi chamada na alemanha de Radiação Rontgen e no exterior de radiação X. Inciou seus estudos dos raios catódicos como vários cientistas da época, em tubos cilíndrico com descargas elétricas que emitiam coloração verde ou azul. Trabalhando em câmara escura, observou os feixes externamemente a blindagem, descobrindo a radiação penetrante. Em 28 de dezembro de 1895 descreve que a radiação era produzida na superfície do vidro aquecido e a designou de Radiação X. Recebe com 56 anos de idade o primeiro prêmio nobel de física em 1901.

 

  

 

Dr Roentegen em seu laboratório.

 

   

 

 

Primeiro equipamento de Rx produzido no laboratório de Roentgen.

 

 

 

Laboratório com equipamentos originais.

 

  A primeira radiografia foi tirada em 22 de dezembro de 1895 da mão da sua esposa, Dona Bertha. A aliança pode ser visualizada.

 

Na prática clínica, médico visualizava através de cone específico.

 

 

A doenças pulmonares já eram conhecidas e o controle radiológico seria  realizado rotineiramente na UTIs para seguimento da evolução das pneumopatias induzidas na ventilação ou não graças a descoberta em 1895 por Wilhelm Conrad Roentgen, um físico alemão e fotógrafo, do Raio X . Buscava detectar a radiação eletromagnética por alta freqüência prevista por Helmoltz. Revolucionou em sua época os métodos diagnósticos de imagem, sendo sua descoberta utilizadas imediatamente por médicos da época.