UTI Neonatal enfim credenciada

A Tribuna- Santa Catarina - 23/04/07

Andresa Piva|da Redação

Após um ano e cinco meses de espera, a Prefeitura de Criciúma recebeu ontem uma notícia positiva. Os leitos de UTI neonatal do Hospital Santa Catarina serão credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A liberação dos recursos para pagamento dos serviços aguarda apenas a publicação da portaria no Diário Oficial da União - que deve ocorrer nos próximos dias.

O Ministério da Saúde, por meio da assessoria de imprensa, informou que o repasse de verbas inclui sete leitos de UTI neonatal e três de UTI pediátrica. A única dúvida ainda é se o repasse referente ao número de leitos será feito de uma única vez ou, se primeiro, serão credenciados os seis leitos em funcionamento para posteriormente serem liberados o restante referente à estrutura que ainda precisa ser colocada à disposição da população. "Não tenho conhecimento disso. O que foi repassado pelo deputado federal Edinho Bez é que são seis leitos", diz o prefeito.

Para cada leito será pago pelo SUS, por mês, R$ 6,6 mil. Como seis já estão confirmados, os quase R$ 40 mil que serão repassados para Criciúma para pagamento das despesas significam a redução de gastos para os cofres públicos de até 40%. Caso não se confirme o credenciamento de todos os leitos, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, Antonelli diz que vai encaminhar para a Câmara de Vereadores de Criciúma um projeto de lei para que os demais leitos sejam credenciados por meio de convênios.

Queda na mortalidade infantil

A secretária de Saúde de Criciúma, Gladys Moraes de Carvalho, diz que analisando os indicadores da saúde, houve uma queda significava na taxa de mortalidade. Em 2005, morreram dez crianças. Em 2006, houve uma redução de 55% no índice de mortalidade infantil. "Nosso próximo objetivo será concluir a obra do materno infantil e colocar em funcionamento os serviços de atenção à criança e à mulher por meio do centro de cirurgia pediátrica de internação e maternidade", afirma.

Além do credenciamento dos leitos infantis no Santa Catarina, o Ministério da Saúde também está autorizando o credenciamento de mais um leito no Hospital São João Batista para apoio à cirurgia cardíaca.