Científico aprova normas para revalidação

Fonte site: www.amb.org.br ( Notícias AMB )

Reunido no dia 31 de março, em São Paulo, o Conselho Científico aprovou as normas de regulamentação para revalidação de Títulos de Especialista e Certificados de Área de Atuação apresentadas pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina.
Publicada no dia 14 de dezembro de 2004, a resolução nº 1755/04 do Conselho Federal de Medicina instituiu o processo de revalidação dos Títulos de Especialista e dos Certificados de Área de Atuação. A exigência entra em vigor a partir deste mês de abril, e os profissionais deverão passar pelo processo a cada cinco anos. O cronograma inicial prevê que as normas aprovadas sejam colocadas em consulta pública nos sites da AMB (www.amb.org.br) e do CFM (www.portalmedico.org.br) na primeira semana de abril. No mês de maio, serão consolidadas as contribuições recebidas, e em junho está prevista a publicação da resolução com a regulamentação definitiva sobre o assunto. O mês de setembro será a data limite para que as Sociedades de Especialidade enviem, para análise da Comissão Nacional de Acreditação, as atividades para pontuação de créditos a partir do próximo ano. Em janeiro de 2006 têm início as atividades de acumulação de créditos.
"Será muito fácil para o profissional participar do processo de revalidação", garante o diretor científico da AMB, Fábio Jatene. "O modelo proposto valoriza mais as atividades profissionais do que as acadêmicas, tendo em vista que o foco principal é o médico especialista em sua atividade diária", completa.
Outro item da pauta da reunião foi exposto pelos integrantes da Comissão em Defesa do Ato Médico, Jurandir Marcondes (AMB) e Alceu Pimentel (CFM), que apresentaram um resumo sobre o PLS 25/2002, que regulamenta a profissão médica. Atualmente, o PLS25 encontra-se na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) para discussão do mérito, sob os cuidados da senadora Lúcia Vânia. Foram abordados ainda aspectos estratégicos para a mobilização visando a aprovação do PLS.

31/03/2005