Unioeste oferece especialização gratuita em Fisioterapia em UTI

Agência Estadual de Noltícias  - Governo do Paraná

 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Pós-Graduação de Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva promovido gratuitamente pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A especialização, que tem como público-alvo fisioterapeutas, abrange as Unidades de Terapia Intensiva adulta, pediátrica e neonatal no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Serão oferecidas quatro vagas que deverão ser selecionadas por meio de prova escrita, entrevista e análise de currículo. Os documentos necessários para inscrição são: curriculum vitae com cópia autenticadas do diploma de graduação (ou certificado de conclusão do curso), histórico escolar da graduação, RG, CPF, titulo de eleitor e 1 foto (3x4).

As inscrições poderão ser feitas na Secretaria da Clínica de Fisioterapia da Unioeste até o dia 2 de fevereiro. A seleção deverá acontecer no período de 5 a 9 de fevereiro de 2007. O horário de atendimento será das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Interessados poderão se informar pelo telefone (45) 3220-3157.

Objetivos - A importância do curso se deve ao fato de a Fisioterapia em UTI ser uma prática recente. Diante desta nova abordagem fisioterapêutica se faz necessário capacitar os profissionais para possam atuar junto à equipe multidisciplinar e ao paciente crítico.

Um dos objetivos da especialização é aperfeiçoar o desempenho do fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva, para que ele possa intervir no atendimento ao paciente crítico, na promoção da saúde e na construção da ciência. A Pós-graduação em Fisioterapia em UTI visa qualificar profissionais com conhecimento teórico e prático amplo, preparados para a solução de problemas fisioterapêuticos dentro de uma visão crítica e atualizada, com competência para atuar como fisioterapeutas intensivistas.

O curso deverá atender a uma necessidade da Fisioterapia Hospitalar especificamente em Unidade de Terapia Intensiva no Estado do Paraná e região sul do Brasil, diante da sua expansão crescente e da carência de cursos de aperfeiçoamento na área.