PARAÍBA - JOÃO PESSOA RECEBE UTI MATERNA

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), assinou no final da manhã desta segunda-feira (5), no auditório do Instituto Cândida Vargas, a ordem de serviço para a reforma e ampliação daquela unidade de saúde. Dentro do projeto, que custará R$ 676,6 mil – recursos do próprio Tesouro Municipal –, o bloco cirúrgico da maternidade será ampliado de três para cinco salas; a sala do pré-parto aumentará a sua capacidade de atendimento, sendo o número de leitos elevado de nove para 12; além da implantação de UTI Materna com intensivista e obstetra de plantão 24 horas.

A secretária da Saúde do município, Roseana Meira, lembrou a importância de se implantar a UTI Materna no Instituto, revelando ser a única, na esfera das maternidades do Estado, que será dotada desse implemento. Hoje, na Paraíba, as Unidades de Terapia Intensiva existem em hospitais gerais. "É um ganho para a população de João Pessoa", destacou.

Roseana Meira lembrou que a UTI materna terá oito leitos, dos quais um será destinado para o isolamento. Ou seja: casos que apresentem infecção. Já o diretor da Cândida Vargas, José Carlos Evangelista, explicou que a unidade ainda será contemplada com a duplicação do número de leitos da UTI neonatal de sete para 14, além de receber dois leitos para isolamento. Outro benefício das ações infra-estruturais será a reforma e ampliação da Central de Esterilização.

Na avaliação do prefeito Ricardo Coutinho, os benefícios que serão implantados no Instituto Cândida Vargas refletem a disposição da administração municipal em construir um Sistema Único de Saúde (SUS) funcional e humanizado, lembrando os investimentos que a Prefeitura vem realizando na área, como a construção de sete Unidades do Saúde Família, com 28 equipes dotadas de uma completa infra-estrutura. "Eu posso afirmar que, na história desta cidade, nenhuma administração investiu tanto na saúde com recursos próprios quanto a nossa", afirmou.

O prefeito, em seu discurso, falou de outras ações que vêm sendo implantadas na saúde de João Pessoa, como a construção do Centro de Referência do Idoso, as seis unidades de farmácias populares a serem implantadas e o Centro de Ortopedia e Traumatologia, que funcionará no Complexo Hospitalar Humberto Nóbrega. Ricardo Coutinho lembrou, também, da ordem de serviço que será assinada nesta terça-feira (6), às 8h30, no Hospital do Valentina Figueiredo, cujas reformas propiciarão duplicar o número de leitos daquela unidade.

Por sua vez, a secretária Roseana Meira reafirmou o compromisso da sua gestão no cuidado ao usuário-cidadão, que utiliza o SUS, explicando ser prioridade da sua pasta construir um modelo de saúde humanizado, célere e eficaz. Dentre as autoridades que se fizeram presentes à solenidade estavam: o vice-prefeito Manoel Junior (PSB); deputado federal Marcondes Gadelha (PSB); deputado estadual João Gonçalves (PSDB); o líder da bancada de sustentação do Executivo na Câmara Municipal, vereador Luciano Cartaxo (PT); seus colegas de Casa, Zezinho do Botafogo (PSB) e Nadja Palitot (PSB); além de secretários municipais e o corpo funcional do Instituto.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde JP