Mãe vive um drama para salvar a vida do filho de três anos

Leonard depende de um novo coração para continuar vivo.

TV Verdes Mares - 27/02/2007 - 09:50

Reprodução da TV Verdes Mares A mãe de Leonard está na luta para conseguir o novo órgão.

Uma mãe vive um drama para salvar a vida do filho de três anos. Leonard depende de um novo coração para continuar vivo. O menino é o primeiro da fila de espera por um transplante. E mesmo assim está difícil conseguir um doador. Um drama que atinge milhares de pessoas em todo o país.

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Leonard recebe o carinho da mãe. Laura Araújo só pode ficar com o filho nos horários de visita. O menino nasceu com uma má formação no coração e aos três anos e sete meses já enfrentou quatro cirurgias cardíacas. A última operação foi há uma semana. Sem sucesso, a equipe médica concluiu que Leonard precisa mesmo é de um novo coração.

Em estado grave de saúde, Leonard passou a ser o primeiro da fila de transplantes. Mesmo assim não é fácil encontrar um doador para ele. O garoto pesa 12 kg e só pode receber um coração de alguém que pese no máximo 32 kg. Uma criança como ele e que tenha o tipo sanguíneo compatível. Para os pais, um momento fé e esperança.

Se Leonard ainda está na espera, outras crianças já foram beneficiadas. É o caso da Nívea, de seis anos, que já recebeu um novo coração. No ano passado, o Hospital do Coração de Messejana realizou quatro transplantes de coração em crianças.

O Hospital do Coração de Messejana é o segundo no Brasil em transplantes pediátricos. A cirurgia de Nívea, realizada há dois anos, foi um sucesso. E foi tão simples que ela mesma faz questão de explicar. "Eles tiraram um coração e colocaram outro", disse a menina. O transplante devolveu uma vida normal para a menina. Tão normal que as vezes surpreende a própria mãe.

Depois tantos dias dentro de um hospital sabe o que Nívea quer ser quando crescer? Ela quer ser médica.