UTI - PELO MUNDO

Presidente G. Bush visitou "Programa UTI" do  Saint Luke´s Healt Sistem

O Presidente Bush visitou em 30 de janeiro de 2007 o Programa e ficou impressionado com o emprego da tecnologia favorecendo médicos e enfermeiros. O Sistema designado VISICU ( www.visicu.com ) reduziu em 20% a mortalidade e 25% os custos das UTIs dos 11 Hospitais participantes do Sistema.

Pesquisa entre Profissional de Saúde da UTI e Familiares

Fev/2007

O Jornal  Inglês de Medicina publicou trabalho demonstrando que a comunicação entre os profissionais de saúde e familiares de pacientes internados na UTI reduzem de maneira significativa o stress, depressão, angústia e ansiedade da família. O estudo revela que esta intervenção permite também que membros da família expressem suas emoções e cheguem a uma expectativa mais realista do resultado. O profissional deve escutar, fazer perguntas objetivas, compreender as emoções dos familiares. A Dra Patrícia Graday, diretora do Instituto de Pesquisa de Cuidados Clínicos, "esta pesquisa promove nossa compreensão e como os clínicos podem trabalhar com membros da família no processo de tomada de decisões e para lhes ajudar lidar com a perda do familiar querido".

Monitorização à distância reduz 30% de óbitos na UTI

Fev-2007

O Hospital Geral da cidade de Sacramento nos EUA instalou sistema de monitorização à distância dos pacientes internados nos 36 leitos de UTI. Estudos demonstraram que normalmente as avaliações clínicas são efetuadas duas vezes ao dia pelo médico intensivista, com o sistema, dados vitais, mudanças clínicas e intervenções podem ser analisadas imediatamente através do sistema até a distância de 700 km. Segundo dados inicias, a mortalidade foi reduzida em 30%. O Sistema nada mais é do que uma "rede extra" de segurança.


Nutrição precoce diminui Disfunção Hepática na Sepse

Jan-2007

Em Madrid foram estudados 724 pacientes com sepse de 40 UTIs. O Estudo revelou que nutrição precoce, nas primeiras 24 horas, diminui a chance de  disfunção hepática ( necrose e colestase ). No estudo, a disfunção ocorreu em 23% dos pacientes, destes, 30% recebiam dieta parenteral e 18% enteral. A média calórica foi de 25 cal/kg/dia.