UTI Pediátrica do HC da Unesp reduz mortalidade com novo equipamento

Fonte: Unesp


A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, conseguiu diminuir a mortalidade por insuficiência respiratória aguda em seus leitos.Este feito foi alcançado após a aquisição, no final do ano passado, de um ventilador oscilatório de alta freqüência, equipamento que promove melhor proteção pulmonar do paciente.

Segundo José Roberto Fioretto, chefe da UTI Pediátrica, dos 10 casos de insuficiência respiratória aguda que foram atendidos utilizando o aparelho, nenhum foi a óbito, o que pode ser considerado positivo, uma vez que antes da aquisição a mortalidade era de aproximadamente 50%.

Ainda de acordo com o professor, a insuficiência respiratória aguda acomete lactentes e é causada, principalmente, por pneumonias virais e bacterianas, sendo a principal causa de internação em Pediatria, correspondendo a 70% dos casos.

O ventilador oscilatório de alta freqüência também é utilizado em casos de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).Uma pesquisa conduzida por Fioretto na UTI Pediátrica revelou que a utilização do equipamento em conjunto com a administração precoce de óxido nítrico inalatório reduziu a mortalidade de 47% para 17% nos casos de SDRA.

A UTI Pediátrica do HC da Unesp, no campus de Botucatu, é unidade de referência na região.Ela conta com sete leitos e atende, em média, 30 crianças por mês.

A aquisição do ventilador foi realizada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).