UTIs no Estado de Pernambuco

Estado terá de instalar e manter 235 leitos de UTI

O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (SES), comprometeu-se com o Ministério Público de Pernambuco a instalar e manter em funcionamento, no prazo máximo de 120 dias, 235 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na rede pública estadual de saúde. Desse montante, 166 deverão ser de UTI para adultos, 31 de UTI Pediátrica e 38 de UTI Neonatal. Dos nove hospitais alvos do acordo apenas o Barão de Lucena teve o prazo dilatado para junho de 2006.

No termo, ficou estipulado que o Estado deverá ampliar a quantidade de leitos no Barão de Lucena, Restauração, Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas, Oswaldo Cruz, Getúlio Vargas, Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM/UPE), Hospital do Hemope e Regional do Agreste (ampliação seis leitos para adultos).

O compromisso foi firmado em termo de ajustamento de conduta assinado pelas Promotoras de Justiça Jecqueline Aymar Elihimas e Rosa Maria Salvi da Carvalheira, que atuam na Defesa da Infância e da Juventude; pela Promotora de Defesa da Saúde, Maria Ivana Botelho; pelo secretário estadual de Saúde, Gentil Duque Porto; pela assessora jurídica da SES, Lydia Zirpoli, e pela gerente-geral de Assistência à Saúde, Kátia Cristina Guimarães.

De acordo com a Promotora Ivana Botelho,
o compromisso do Estado não se limita a instalar novos leitos, mas em disponibilizar recursos humanos, equipamentos e serviços hospitalares específicos e necessários ao atendimento de pacientes em estado grave ou de risco.

Da Agência Brasil 07/12/05