CIDADES-RO 28/5/2007
Deputado cobra instalação de UTI em Vilhena
O Nortão Jornal

A morte de uma criança por picadas de abelhas na semana passada em Vilhena, foi registrada na Assembléia Legislativa de Rondônia, durante pronunciamento do deputado Luizinho Goebel (PV), que criticou a falta de infra-estrutura local, capaz de atender casos de urgências. 

Ao prestar seus pêsames à família enlutada, o deputado Luizinho Goebel disse que a morte do menor Guilherme Vacari, membro de tradicional família de Vilhena, demonstra a situação caótica vivenciada pela população do Cone Sul, por falta de uma unidade de tratamento intensivo, e uma pista do aeroporto de melhor porte, em condições de operação noturna. 

Segundo o parlamentar, o drama de uma família começou quando uma criança foi picada por abelhas e ao receber imediato atendimento médico seus familiares foram informados de que precisava com urgência remover o paciente para um centro melhor aparelhado. 

Começa então, disse o deputado, o drama da criança e dos familiares, diz Luizinho Goebel em sua narrativa:”Vilhena não conta com uma UTI. O aeroporto local não dispunha de condições para pouso noturno. Deslocou-se então em busca da unidade mais próxima localizada em Ji-Paraná. Infelizmente ao se chegar ao local, foi constatado que a viatura se encontrava em Porto Velho. Sem alternativa a família resolveu então encaminhar numa ambulância comum até a cidade de Ouro Preto, que também dispõe de UTI móvel, mas neste trajeto, a criança veio a falecer”. 

Revoltado, o deputado Luizinho Goebel disse que esta morte demonstra bem a situação vivenciada pelos moradores da região do Cone Sul, pois diante de um problema desta proporção nada se pode fazer, e não se tratava sequer da falta de recursos financeiros. A falta de uma infra-estrutura mínima acabou inviabilizando um atendimento adequado a uma criança de apenas três anos, que veio a falecer e a entristecer toda uma comunidade, que se encontra revoltada.