Lopes, Célia Regina.
Estudo comparativo entre a ventilação mandatória intermitente sincronizada associada à ventilação com suporte pressórico e ventilação não invasiva em dois níveis pressóricos como métodos de supressão da ventilação mecânica no pós-operatório de cirurgia cardíaca /
São Paulo; s.n; 2005. [131] p. ilus, tab, graf.
 
Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Experimental para obtenção do grau de Doutor.
INTRODUÇÃO: A ventilação não invasiva pode facilitar o desmame ventilatório em casos específicos. O objetivo deste estudo foi comparar o uso da ventilação mecânica não invasiva com o método convencional de supressão da ventilação.

MÉTODOS: Estudo prospectivo controlado e randomizado, com 100 pacientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Foram avaliados: tempos de anestesia, cirurgia, circulação extracorpórea, e ventilação mecânica na UTI; evolução gasometrica, hemodinâmica e radiológica.

RESULTADOS: Os tempos de desmame da ventilação foram similares e as outras variáveis não apresentaram diferença estatisticamente significante.

CONCLUSÃO: Fatores extrínsecos retardaram o desmame e o uso da ventilação não invasiva não reduziu o tempo de ventilação mecânica e as complicações pós-operatórias ./

BR66.1 - USP/Bibl.Fac.Medicina
BR66.1; W4.DB8, L851, FM-2